Você começou a procurar por investimentos internacionais, viu as vantagens que existem em investir no exterior, mas mesmo assim ainda está receoso e com dúvidas entre investir 100% no Brasil e ter uma parte investida fora do país.
Vou apresentar 5 motivos que irão te ajudar a decidir e reforçar a importância de investir no exterior.
Inflação brasileira
Historicamente nosso país é conhecido pela alta inflação e pela instabilidade das políticas monetárias, principalmente até meados dos anos 90, quando surgiu o plano real.
A partir dali, as coisa melhoraram um pouco, porém, de 2010 em diante começamos a ter de volta os fantasmas do passado, a inflação ano a ano destruindo cada vez mais o poder de compra da nossa moeda local e o dólar cada vez mais se valorizando frente ao real.
Diversificação de mercado
O Brasil representa menos de 2% do mercado financeiro global e conta com um mercado de capitais ainda muito pequeno frente a outras economias.
Ao investir no exterior, você terá acesso a novos mercados, mais desenvolvidos, mais seguros e principalmente acesso às maiores empresas do mundo como a Microsoft, Apple, Amazon, Google e várias outras.
Sem contar que se seu foco for em investimentos em renda fixa, você pode acessar o mercado de renda fixa mais seguro do mundo, o dos Estados Unidos.
Moeda forte
Como citei há pouco no tópico sobre inflação, nossa moeda historicamente nunca teve força para superar o dólar em termos de valorização.
Mesmo que em breves momentos o real brasileiro se valorize frente ao dólar, a longo prazo, o dólar sempre leva a melhor, já que é a moeda mais forte do mundo e a moeda de referência usada para transações internacionais.
Economia forte
Estando exposto a investimentos no exterior, automaticamente nos expomos a economias fortes e seguras, que incentivam o fortalecimento dos mercados de capitais e com isso, tornam cada vez mais desenvolvidos e seus mercados cada vez mais rentáveis a longo prazo, possibilitando ótimas oportunidades para os investidores.
Carga tributária
A alta carga tributária paga no Brasil e a falta de incentivos fiscais, acaba servindo como um freio para as empresas brasileiras, com isso elas ficam menos competitivas frente às empresas internacionais do mesmo segmento, logo lucram menos e consequentemente valem menos.
Existem vários outros motivos que justificam investir no exterior, esses que acabei de apresentar são apenas algumas razões para te fazer refletir sobre a necessidade de ter uma parte do patrimônio reservada para investir no exterior.